O governador do Acre, Gladson Camelí, usou as redes sociais nesta quarta-feira, 6, para homenagear os 123 anos da Revolução Acreana. Em tom de orgulho e respeito à história do estado, ele exaltou a coragem do povo que lutou para que o Acre fizesse parte do Brasil e reforçou o compromisso de seguir trabalhando com “responsabilidade e amor pela nossa terra”.
“Hoje, 6 de agosto, celebramos a coragem do povo acreano na Revolução que garantiu o nosso lugar no Brasil. Com esse mesmo espírito, seguimos transformando o Acre. Investimos em saúde, educação e infraestrutura e geração de emprego. Seguimos firmes com a responsabilidade e amor por nossa terra. Feliz Dia da Revolução Acreana! O Acre é de todos nós!”, escreveu o governador.
Gladson destacou a importância simbólica da data. “6 de Agosto: o dia em que o povo acreano fez história com coragem, resistência e amor pela nossa terra. A Revolução Acreana é símbolo de luta e identidade. Hoje, celebramos com orgulho quem somos.”
A Revolução Acreana começou em 6 de agosto de 1902, quando Plácido de Castro proferiu a frase “Não é festa. É revolução!” ao se dirigir ao comandante da guarnição boliviana, em Xapuri. A partir daquele momento, teve início uma série de batalhas armadas que resultaria, no ano seguinte, na incorporação do território acreano — até então parte da Bolívia — ao Brasil.
Ver essa foto no Instagram