A semana será de frio, mas o calor já deve voltar na sexta-feira, 29, segundo previsão do pesquisador climático Davi Friale, disponível no portal O Tempo Aqui, nesta segunda-feira, 25. A baixa umidade, no entanto, deve chamar ainda mais atenção que a friagem: estima-se que fique, em média, entre 12% e 20% durante as tardes.
Ainda segundo Friale, Rio Branco registrou, nesta segunda-feira, 25, às 6 horas, a menor temperatura do Estado e de toda a região Norte, chegando a marcar 14,4ºC nos termômetros. “A sensação térmica foi de 11,4ºC, conforme os registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia e da Rede de Meteorologia da Aeronáutica”, enfatizou.
Além disso, Friale informou que os ventos no domingo, 24, atingiram velocidades de 40,4 km/h, em Rio Branco, e 40,3 km/h, em Epitaciolândia. “Na manhã desta segunda-feira, todos os municípios acreanos já estavam sob o domínio de uma intensa massa de ar frio e extremamente seco”, disse.
Ar seco e riscos à saúde
Além do frio, Friale reforçou a preocupação quanto à baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 12% e 20% durante as tardes, colocando o Acre em estado de alerta. Os níveis estão muito abaixo do ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%.
A menor umidade registrada até agora em 2025 foi de 19% em Rio Branco, no último dia 15 de agosto — número que pode ser superado nos próximos dias, com a permanência da massa de ar frio e seco sobre o estado.