O Acre está entre os 20 estados brasileiros em nível de alerta para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira, 28.
A análise se refere à Semana Epidemiológica 34, período de 17 a 23 de agosto, e indica que, embora os casos graves da doença permaneçam baixos no país, a incidência em alguns estados exige atenção das autoridades e da população.
O boletim integra uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada ao monitoramento de SRAG, oferecendo suporte às vigilâncias em saúde na identificação de regiões prioritárias para ações, preparações e respostas a eventos de saúde pública.
Entre os 20 estados em alerta, além do Acre, estão Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
O estudo da Fiocruz ressalta que, em nível nacional, os casos graves de SRAG continuam baixos. No entanto, os dados mostram aumento de incidência em algumas regiões, especialmente em crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, impulsionados principalmente por vírus como rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).