A Prefeitura de Rio Branco reabriu, nesta terça-feira, 19, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Francisco, localizado na Estrada São Francisco, nº 1949, em frente à Escola dr. Pimentel Gomes. A ação visa facilitar o acesso da população aos serviços sociais oferecidos pelo município, especialmente para os moradores de comunidades mais distantes, como Panorama e São Francisco.
Durante a cerimônia de reabertura, o prefeito Tião Bocalom destacou a importância da unidade estar próxima das pessoas que mais precisam.
“É importante que o CRAS esteja próximo das pessoas e não longe. O secretário, junto com toda a equipe, tomou a decisão de reabrir essa unidade para chegar mais perto do povo do São Francisco. É um presente para a comunidade. Estou feliz com essa conquista, porque mostra que o nosso governo é muito humano, está aqui para ajudar as pessoas”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Assistência Social, João Marcos Luz, reforçou que a reabertura do CRAS é parte de uma nova dinâmica adotada pela gestão. “Desde que assumimos, fizemos esse compromisso com a comunidade. Não ficamos apenas esperando o cidadão nos procurar, agora vamos atrás deles. Temos um serviço itinerante e essa mudança é mais uma forma de estarmos próximos. Antes, a população do Panorama precisava se deslocar até o Bosque. Agora, está tudo mais acessível. Deu problema na senha ou no cartão? Já vem aqui e resolve. O serviço público precisa ser ágil e humano”, explicou o secretário.
Moradores da região, como Nawa Shau, celebraram a volta do serviço ao bairro. “Foi muito bom o CRAS ter voltado para cá. A gente sentia muita falta. Quando foi desativado, tínhamos que ir até o centro, onde fica a unidade central. Quem tem dinheiro, pega um Uber. Quem não tem, vai a pé, enfrenta sol, chuva… É muita dificuldade para resolver as coisas, principalmente para quem depende do Bolsa Família. Agora ficou muito melhor com o CRAS aqui de novo”, relatou.
Com estrutura pronta, a unidade promete prestar um serviço mais acessível e humanizado para cerca de 30 bairros da região.