A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Rio Branco nesta sexta-feira, 8, gerou um embate de versões entre o chefe do Executivo federal e o prefeito da capital acreana, Tião Bocalom (PL), sobre a participação de autoridades locais na agenda oficial. Durante o evento, Lula afirmou que todos os prefeitos e governadores são convidados quando ele visita qualquer cidade.
O presidente se mostrou incomodado com declarações de que não teria enviado convite formal para o encontro. “Se algum prefeito tiver projeto, a gente manda. O que não pode é mentir, dizer que não foi convidado, e a gente provar que o convite foi feito. Não tem como eu não convidar. Em qualquer cidade que eu vou, o governador é convidado, o prefeito é convidado. E com direito à palavra. Se vocês ouvirem o prefeito dizer ‘o Lula foi na minha cidade e não me convidou’, eu digo que é mentira. É mentira”, declarou o presidente.
Já o prefeito Tião Bocalom afirmou, inicialmente, que não participaria do evento presidencial por já ter um compromisso fora da capital marcado com antecedência. Segundo ele, até o momento da declaração, a prefeitura não havia recebido um convite formal para a cerimônia.
“O nosso vice-prefeito deverá estar presente, se for convidado, porque até agora não chegou nenhum convite à Prefeitura de Rio Branco”, disse o prefeito. A assessoria confirmou que, após a entrevista, o prefeito foi oficialmente convidado.