O Teatro Hélio Melo abre espaço para a música neste domingo, 31, às 16 horas, com o primeiro recital da Primax Escola de Música. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.
A escola é fruto de um reencontro. “Somos quatro amigos, nos conhecemos no ano de 1998, na extinta Escola de Música Musicalizar. De lá para cá, cada um seguiu seu caminho, porém o amor pela música nos reuniu novamente”, contou a musicista Tatiane Lopes, uma das fundadoras.
O projeto recebeu apoio do Grupo Dulcista, especializado em flauta doce, e foi aprovado pela Fundação Garibaldi Brasil, com financiamento do Governo Federal por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Em parceria com o CRAS Sobral, os ensaios foram realizados ao longo de quatro meses. “Durante esse período, nossos alunos, que nunca haviam tido contato com a flauta doce, tiveram quatro horas de aula por semana e agora terão seu primeiro recital”, disse Tatiane.
Atualmente, 21 alunos permanecem no grupo. “Começamos com bem mais, porém com a evasão ficamos apenas com estes. Ainda assim, é recompensador ver a evolução deles. Receber dos pais o feedback sobre o desenvolvimento das crianças também no ensino regular nos deixa com um sorriso no rosto”, afirmou.
A história da própria Tatiane também se entrelaça com o poder transformador da música. “No momento, estou me recuperando de um AVC, e meu amor pela música tem sido uma fonte de inspiração para lutar para recuperar meus movimentos do lado direito. Toco violino, viola de orquestra e flauta doce, e sigo firme nesse propósito”, destacou.
Para a musicista, o recital é mais que uma simples apresentação. “Esse recital é a concretização de um sonho que estamos tirando do papel. Mais que ensinar música, queremos transformar a vida dessas crianças”.
Ainda segundo Tatiane, atualmente, as aulas e ensaios são feitos em sua própria residência. “E assim, tiramos um tempo aos sábados pela manhã para continuar com o ensino desses jovens”, entizou, acrescentando ainda que, agora, o sonho é comprar os instrumentos. “Vamos começar a fazer rifas e dar continuidade a aquisição. Atualmente conseguimos comprar três violinos. Pretendemos ensinar a estes jovens a partir de fevereiro de 2026. Atualmente, conseguimos parceria com o Cras Sobral para que eles utilizem os violões que ali dispõem”, finalizou.
Ficha técnica:
- Diretor e coordenador pedagógico da PRIMAX: Maximo Santos Lopes – Professor em licenciatura de música formado pela Ufac, no Violoncelo e Flauta Doce;
- Coordenadora administrativa: Tatiane S. Lopes Violino, na Viola de Orquestra e Flauta Doce;
- Professores: Camile Fugiwa Dias – Flauta Doce Soprano e Tenor,
- Christopher Gabriel Albuquerque Souz, acadêmico de Música na Ufac- Flauta Doce Soprano, Sopranino e Contralto, e;
- João Ricardo do Santos Sousa, licenciatura em Música pela Ufac – Contrabaixo acústico, flauta doce soprano, contralto, tenor e baixo.