A nutricionista Cibele Santos destaca que o repolho chinês é uma excelente fonte de vitaminas C, K e A, além de conter minerais como cálcio, potássio e magnésio. “Esses nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e trazem benefícios que vão desde o fortalecimento do sistema imunológico até a saúde óssea”, afirma.
Segundo a especialista, um dos diferenciais do bok choy é seu baixo valor calórico: apenas 13 calorias a cada 100 gramas. Isso o torna um aliado de quem busca controlar o peso. Rico em fibras, o vegetal também contribui para a saciedade e o bom funcionamento do intestino, ajudando na prevenção da constipação.
“Outro ponto positivo são os compostos antioxidantes presentes no alimento, como betacaroteno e flavonoides, que auxiliam no combate ao estresse oxidativo e à inflamação no corpo. Com alto teor de água — cerca de 90% — o repolho chinês também ajuda na hidratação”, salienta Cibele.
Cibele reforça que o consumo pode ser diário, desde que inserido em uma alimentação equilibrada. “É um vegetal muito versátil. Pode ser usado cru em saladas, refogado com alho, em sopas, wraps ou no tradicional stir-fry asiático”, sugere.
Além do sabor suave e da textura agradável, segundo Cibele, o repolho chinês se destaca como uma opção prática e acessível para quem deseja adotar hábitos mais saudáveis à mesa. “Para aproveitar todos os benefícios, a dica é lavar bem as folhas antes do preparo e variar nas receitas”, finaliza.