O Acre deixou para trás posições discretas e agora está entre os principais estados brasileiros em inovação tecnológica para a gestão pública. Nos dias 6 e 7 de agosto, durante o 52º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2025), em Brasília, o estado faturou três importantes prêmios.
O destaque foi o 1º lugar no prêmio de Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital, com o projeto Reuse, que otimiza a gestão de bens móveis no governo estadual, reduz desperdícios e promove sustentabilidade. Além disso, o Acre garantiu o 2º lugar na categoria Inovação e conquistou o 3º lugar no ranking geral do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD).
A rápida evolução do Acre, que há três anos ocupava as últimas posições, reflete o esforço contínuo da equipe de modernização da Secretaria de Administração (Sead) e o compromisso do governo estadual com a transformação digital. “Sair do último lugar para estar entre os melhores do país em tão pouco tempo é fruto de muito trabalho e planejamento”, destacou o governador Gladson Camelí.
O projeto Reuse tem revolucionado a forma como o governo estadual gerencia seus recursos, promovendo a redistribuição de bens entre órgãos, evitando gastos desnecessários e ampliando a transparência. “Esse prêmio é o reconhecimento do empenho de toda a equipe. Hoje somos o terceiro colocado no ranking geral, e esse reconhecimento motiva ainda mais nosso trabalho”, afirmou Paulo Henrique Oliveira, diretor de modernização da Sead.