O Acre ocupa a 26ª posição entre as 27 unidades da federação no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, segundo estudo divulgado nesta terça-feira, 26, pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A colocação deixa o estado à frente apenas do Amapá, que aparece na última posição do levantamento.
A pesquisa, considerada uma das mais abrangentes do país em avaliação de gestão pública estadual, mede a eficiência dos governos em áreas como educação, segurança, saúde, infraestrutura, inovação, sustentabilidade e solidez fiscal. A 14ª edição do estudo analisou 100 indicadores, agrupados em 10 pilares temáticos.
Apesar de avanços pontuais em alguns setores do Acre, segundo o levantamento, o conjunto de indicadores mostra um cenário de baixa capacidade competitiva, impactando tanto o bem-estar da população quanto a atração de investimentos.
Veja o desempenho dos outros estados da Região Norte:
- Rondônia: 12º lugar (melhor posição da região)
- Tocantins: 18º lugar
- Amazonas: 17º lugar
- Roraima: 24º lugar
- Pará: 25º lugar
- Acre: 26º lugar
- Amapá: 27º lugar
O objetivo do ranking, segundo o CLP, não é criar uma competição direta entre os estados, mas incentivar melhorias contínuas na gestão pública, com base em dados concretos. “A competitividade, nesse contexto, representa a capacidade do estado de planejar e implementar políticas públicas eficazes que elevem a qualidade de vida da população e promovam o desenvolvimento sustentável”, afirma o estudo.