O Acre foi contemplado com a seleção de propostas do programa Minha Casa, Minha Vida para a construção de 316 unidades habitacionais distribuídas em 14 municípios do estado. O anúncio foi feito pelo Ministério das Cidades nesta sexta-feira, 8, e faz parte de um investimento federal que abrange mais de 2,7 mil municípios em todo o país, com a meta de contratar cerca de 30 mil novas moradias em áreas urbanas de até 50 mil habitantes.
Os municípios selecionados devem cadastrar suas propostas até 12 de setembro de 2025, por meio da plataforma TransfereGov. As prefeituras terão até 10 de março de 2026 para apresentar toda a documentação necessária para contratação dos recursos junto à Caixa Econômica Federal. Cada unidade habitacional poderá receber subsídio federal de até R$ 140 mil.
A iniciativa é voltada para cidades de pequeno porte e busca ampliar o acesso à moradia digna, observando critérios técnicos de desenvolvimento urbano, econômico e social. O secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, destacou que o programa foca na qualidade de vida da população beneficiada e no uso de terrenos viáveis para a construção dos empreendimentos.
No âmbito nacional, o programa prevê a construção de aproximadamente 60 mil unidades habitacionais em 2.726 municípios, distribuídas conforme o porte e necessidade de cada região. O Acre integra esse esforço com suas 316 casas que irão contribuir para reduzir o déficit habitacional e melhorar as condições de moradia em áreas urbanas menores do estado.