Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreanos podem inscrever projetos de turismo sustentável em seleção do Ministério do Turismo

Acreanos podem inscrever projetos de turismo sustentável em seleção do Ministério do Turismo

Turista observa aspectos da Trilha Chico Mendes. Foto: Marcos Rocha/Sete

Com objetivo de atualizar o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Detur/UFRN), abriu inscrições para o projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”. A iniciativa visa cadastrar experiências turísticas alinhadas a práticas sustentáveis e inclusivas.

Roteiros, equipamentos, projetos e destinos turísticos do Acre que se destaquem como boas práticas de turismo responsável podem se candidatar à seleção. O projeto busca identificar iniciativas distribuídas nas cinco macrorregiões do Brasil, que promovam o turismo sustentável, de base comunitária, etnoturismo, segurança turística, acessibilidade, diversidade e inclusão.

Para participar, é necessário atender integralmente aos critérios estabelecidos no edital. Podem se inscrever iniciativas públicas, privadas ou comunitárias, desde que estejam alinhadas aos princípios da sustentabilidade, ética e inclusão social. As inscrições estão abertas até 15 de agosto e devem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/ZPA1nowoJwvDVcLP8. O resultado será divulgado até 31 de outubro no site: http://brasilnossapraia.ufrn.br/.

Segundo o diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, o objetivo do Estado é divulgar a abertura das inscrições para incentivar a participação das iniciativas locais. “Serão incluídas propostas que, ao atenderem aos critérios, possam integrar o mapa e representar as práticas de turismo sustentável, de base comunitária e etnoturismo desenvolvidas no Acre”, destaca.

Acreanos podem inscrever projetos de turismo sustentável em seleção do Ministério do Turismo
Imagem: Divulgação/Ministério do Turismo

Turismo responsável
A proposta valoriza o respeito ao meio ambiente, a justiça social e a valorização da cultura e da economia local, colocando a comunidade como protagonista do desenvolvimento turístico. Com a atualização do Mapa, os destinos poderão atrair novos investimentos públicos e privados, além de se tornar referência para turistas.

Por: Agência de Notícias do Acre 

Sair da versão mobile