O comércio varejista no Acre apresentou queda de 1,3% em junho na comparação com maio, marcando a quinta maior retração entre os estados brasileiros, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. Em maio, o setor havia registrado variação de 0,1%, enquanto em abril a alta foi de 1,6%.
Na comparação com junho de 2024, o setor no Acre registrou alta de 2%. No acumulado do ano, entre janeiro e junho, a variação positiva foi de 2,2%, e nos últimos 12 meses, a alta chega a 3,6%.
Quando se analisa o comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, peças, material de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, o volume de vendas caiu 2,6% em junho. No acumulado do primeiro semestre, a variação foi de 1,1%.
No cenário nacional, o comércio varejista variou -0,1% na passagem de maio para junho, mantendo-se estável pelo terceiro mês consecutivo, após registrar -0,4% em maio e -0,3% em abril. A média móvel trimestral ficou em -0,3%, enquanto o acumulado do primeiro semestre fechou em 1,8%, e nos últimos 12 meses, o ganho foi de 2,7%. Na comparação com junho de 2024, houve alta de 0,3% no volume de vendas.