Um detento do Núcleo de Custódia Especial (UP4) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e garantiu uma bolsa integral no curso de graduação em contabilidade pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). Para acompanhar as aulas, ele recebeu um tablet fornecido pelo Iapen, dentro de um projeto que permite o acesso à educação à distância (EAD) a internos do sistema prisional.
“Estudava mesmo, através dos livros que tinha lá, algumas revistas, tudo que aparecia. Eu fiz o Enem de novo, passei e consegui essa bolsa”, contou C. O. sobre sua rotina de preparação.
O chefe de segurança do UP4, Aldemar Rocha de Carvalho Neto, acompanha de perto os estudos do detento e destacou a importância da iniciativa. “Vejo isso como uma conquista, uma maturidade muito grande por parte da instituição, em avançar nesse requisito de ter presos fazendo nível superior, para que não voltem a ser captados pelo sistema”.
De acordo com a chefe da Divisão de Educação do Iapen, Margarete Santos, a experiência é considerada piloto para construir uma política de educação superior dentro do sistema prisional. “É um desafio, porque são os primeiros em educação superior aqui no estado a fazer no formato EaD. Estamos construindo os caminhos e rotinas para garantir que cumpram todas as etapas previstas pelas universidades”, explicou.
Com a progressão de regime próxima, C. O. já planeja o futuro fora do presídio. “É uma boa ajuda, completar um curso universitário para, até mesmo, abrir uma empresa”, afirmou.