Há uma máxima que diz que salvação de uma mulher não é um príncipe, mas uma amiga. E partindo deste princípio, surge a Efeito Furacão, uma iniciativa que promete provocar uma verdadeira revolução na vida de mulheres que desejam empreender e conquistar independência financeira. Fruto de uma parceria entre o Sebrae no Acre e a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), o projeto oferece uma jornada formativa 100% gratuita, voltada especialmente para aquelas em situação de vulnerabilidade.
A representante do Sebrae no Acre é uma das idealizadoras do projeto, Julci Ferreira, explicou que o programa não exige CNPJ nem experiência prévia no empreendedorismo. “Empreendedora é toda mulher que faz alguma atividade com finalidade financeira. Pode ser quem faz bolos para vender ou quem sonha em começar um pequeno negócio. O importante é querer evoluir”, afirmou.
Segundo ela, o Sebrae está subsidiando integralmente o acesso à metodologia, que inclui consultorias, mentorias e encontros coletivos.*“Nós queremos oportunizar, especialmente, mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. É uma jornada de capacitação, não é um evento isolado”, reforçou Julci.
Já Marcela Fujiy, representante da Be Labs Aceleradora, organização parceira que desenvolveu a metodologia, destacou a força da rede de apoio entre mulheres como uma das principais ferramentas de transformação. “A dependência financeira é um dos motivos pelos quais muitas mulheres não se libertam de contextos de violência. O Efeito Furacão oferece apoio, conhecimento e acolhimento”, explicou.
Com quase 4 mil mulheres já impactadas em outras regiões do país, a proposta agora é “furacanizar” o Acre. “Queremos alcançar 240 mulheres no estado. São quase três meses de uma jornada robusta, com encontros semanais online e quatro mentorias individuais. Tudo adaptado à realidade de cada participante”, disse Marcela.
A metodologia é autoral, exclusiva e, segundo Marcela, de alto valor no mercado. “É uma oportunidade rara e transformadora. Se você tem uma ideia, já faz algum produto ou serviço, ou mesmo quer começar do zero, esse projeto é para você”, convidou.
O convite se estende também para quem conhece outras mulheres com potencial empreendedor. “Se você conhece alguém que faz bolo, costura ou trabalha com artesanato, convide. Vamos formar um grande círculo de apoio e protagonismo feminino”, disse Julci.
As inscrições estão abertas pelo site e redes sociais do Sebrae no Acre e da Be Labs (@be.labs)
Ver essa foto no Instagram