Rodrigo Pires, publicitário, empresário e produtor rural acreano, que morreu tragicamente em um acidente de trânsito em dezembro de 2024, será homenageado com um prêmio que eterniza seu legado no setor empresarial do Acre. O Prêmio Rodrigo Pires de Empreendedorismo será lançado nesta quarta-feira, 27, como uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), em parceria com o Conselho do Jovem Empreendedor (CONJOVE), Federacre, Cmec e a Agência PWS — da qual Rodrigo foi sócio.
O prêmio reconhece o impacto positivo, a criatividade e a dedicação de empresários e empresárias ao desenvolvimento regional, valores que marcaram a trajetória de Rodrigo, que iniciou sua jornada empreendedora ainda, ajudando os pais na empresa da família. Aos 14 anos, tornou-se jovem aprendiz no Senac e, posteriormente, facilitador do Empretec, programa do Sebrae. Rodrigo também foi diretor da Acisa e era neto do comerciante Braz Pires, fundador da tradicional rede de lojas Utilar.
O Prêmio Rodrigo Pires de Empreendedorismo nasce com o propósito de valorizar e impulsionar o ecossistema empreendedor do Acre, incentivando a inovação, a responsabilidade social e a competitividade saudável.
A edição de 2025 contará com seis categorias:
- Inovação em Gestão Empresarial
- Responsabilidade Socioambiental
- Empreendedorismo Feminino
- Transformação Digital
- Associativismo
- Revelação Empresarial do Ano
As inscrições gratuitas estarão abertas de 27 de agosto a 10 de setembro, e o público poderá votar entre 16 de setembro e 5 de outubro. A cerimônia de premiação acontece no dia 10 de outubro, com transmissão ao vivo por TV aberta e redes sociais.