O último dia da Expoacre 2025 teve um momento simbólico que chamou a atenção do público: a quebra da estátua de chocolate do Mapinguari, uma das atrações mais fotografadas no Espaço da Rota do Cacau. Feita inteiramente com chocolate produzido no Acre, a escultura foi fragmentada e os pedaços distribuídos gratuitamente aos visitantes neste domingo, 3.
Criada à mão pelo chefe escultor Leo Vilela, a obra retratava a lendária criatura amazônica e representava a força da floresta. A ação marcou o encerramento das atividades no espaço e reforçou o compromisso com a valorização do cacau como produto local de valor agregado.

A iniciativa, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), em parceria com o Sebrae/AC e produtores locais, teve como objetivo aproximar o público urbano da produção da floresta, incentivando o consumo consciente e a valorização da biodiversidade amazônica.
A distribuição do chocolate agradou crianças e adultos, consolidando a proposta da Rota do Cacau como espaço de conexão entre cultura, sustentabilidade e economia. Ao longo dos nove dias da feira, o local foi um dos mais movimentados da Expoacre, com destaque para produtos artesanais, culinária, cosméticos e derivados do cacau.