A cena gamer do Acre ganhou força com a criação da Federação Acreana de Games e Tecnologia (FAGT), que completa quase dois anos de atuação promovendo eSports, desenvolvimento de jogos e a integração da comunidade local. Fundada em 2023, a entidade atua como ponto de encontro da comunidade gamer, oferecendo suporte a atletas, estúdios e criadores independentes, como explica Henrique Álefy Xavier, Administrador e Presidente fundador da FAGT.
“A Federação surgiu para ser o ponto de encontro das comunidades de Games do Acre. Além de ser entidade administrativa e fomentadora dos eSports e do desenvolvimento de games no acre, com a missão de fortalecimento do segmento e atuantes”, explica.

O Dia do Gamer, comemorado nesta sexta-feira, 29 de agosto, tem 17 anos de existência e foi criado por revistas espanholas especializadas em tecnologia.
“A iniciativa partiu de revistas espanholas (Hobby Consolas, PlayMania e PC Mania) em 2008 para oficializar uma data para celebrar a cultura gamer. Com o tempo, a celebração ganhou força e se espalhou por todo o mundo, tornando-se uma comemoração internacional. Não há uma razão específica por ser dia 29 de agosto, além de ser uma data escolhida pelas revistas para criar um dia dedicado à comunidade e aos jogos”, conta Henrique.
Em comemoração à semana do Gamer, a FAGT lançou um sistema de filiação voltado para atletas, equipes, estúdios e criadores independentes. A proposta da comissão é criar uma rede sólida de apoio, dar visibilidade ao segmento e valorizar quem atua na área de jogos, comenta o fundador.

Apesar das oportunidades crescentes, os gamers acreanos ainda enfrentam desafios, especialmente quando comparados a estados com maior infraestrutura. Para reduzir essas dificuldades, a federação tem buscado formalizar a atuação local e criar políticas públicas que apoiem profissionais da área.
“A federação trabalha no direcionamento à formalização e apoio aos atuantes, bem como a construção de políticas públicas junto ao setor público e parlamentares, também trazendo patrocinadores para o segmento”, destaca Henrique.
Programas de incentivo
Entre os programas de incentivo à criação de jogos, a FAGT oferece iniciativas como o DevQuest, voltado à formação de novos desenvolvedores com encontros sobre temas específicos de GameDev, e o Jornada GameDev, curso de formação para desenvolvimento de jogos, segundo conta Leonardo Albuquerque, Diretor GameDev da FAGT.

Além disso, Leonardo comenta sobre alguns dos jogos que estão em desenvolvimento no estado, ele afirma que o diferencial dos games acreanos está justamente na escolha de temáticas ligadas à região, o que dá autenticidade e originalidade. São eles:
-
Kapook – Estúdio Capivaras Sônicas: aborda a preservação ambiental, com foco no desmatamento.
-
Ponte Metálica – BloodSmash Studios: jogo de terror ambientado na ponte Metálica e universos paralelos.
-
Carbon 0 – Estúdio Moonlight Games: plataforma furtiva, com interação com NPCs e uso de itens estratégicos.
-
The Forgotten One – TheForgottenOath Studios: RPG no Roblox.
Os jogos ainda não estão disponíveis para download, mas é possível entrar em contato com a federação pelo @fagt.ac para negociar a disponibilização. Um dos planos para 2026 é a criação de um hub digital que reunirá todos os games produzidos no estado.
Para fortalecer as ações, a Federação conta ainda com parceiros, como o Governo do Estado do Acre, o Sebrae, o Instituto Gamecon e a Abragames, que ajudam na capacitação de novos desenvolvedores e na ampliação da visibilidade da cena gamer acreana.