Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Feijó cria grupo para integrar saúde e educação nas escolas públicas

Feijó cria grupo para integrar saúde e educação nas escolas públicas

Foto: Divulgação/Agência Brasil

A prefeitura de Feijó oficializou, na edição desta terça-feira, 5, do Diário Oficial do Estado (DOE), a criação de um grupo de trabalho que vai reunir profissionais da saúde e da educação para atuar diretamente nas escolas da rede pública. A proposta é simples: colocar diferentes setores para pensar e executar, juntos, ações que impactem a vida dos estudantes, além da sala de aula.

O Programa Saúde na Escola foi criado em 2007, por decreto federal. Ele articula ações de saúde e educação, buscando a formação integral dos alunos através da prevenção, promoção e atenção à saúde, com foco no enfrentamento de vulnerabilidades e na melhoria da qualidade de vida. 

O grupo, chamado GTI-M (Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal), foi criado por meio de portaria, e faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), uma política nacional que estimula municípios a levarem serviços de saúde preventiva para dentro das unidades de ensino.

A equipe será formada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do núcleo local da Secretaria de Estado de Educação (SEE/AC). Todos terão a missão de planejar e executar, em conjunto, atividades ligadas à saúde física e mental dos alunos — de vacinação a rodas de conversa sobre alimentação e autocuidado.

 

Sair da versão mobile