Quem for ao Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul nos próximos quatro dias encontrará um esquema de segurança robusto, com monitoramento por 40 câmeras e mais de 150 profissionais envolvidos diretamente na proteção do público. Entre eles estão 40 policiais militares, 70 seguranças privados, equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O prefeito Zequinha Lima vistoriou na manhã desta quarta-feira, 27, a estrutura montada no Complexo Esportivo, acompanhado do comandante da Polícia Militar, Major Abraão, além de representantes das empresas de segurança, dos Bombeiros e das equipes da Prefeitura.
Segundo o comandante da PM, a corporação realizará um planejamento operacional para atuar tanto no policiamento interno quanto no trânsito ao redor do evento, garantindo prevenção e proteção aos participantes. “Mesmo com o reforço no festival, o restante do efetivo seguirá atuando em outros pontos da cidade, mantendo a segurança em todas as áreas”, afirmou.
Além da PM, os 70 agentes de segurança privada estarão distribuídos em pontos estratégicos, como áreas de shows, praça de alimentação e estacionamentos.
As 40 câmeras instaladas no Complexo Esportivo estarão integradas ao Centro de Comando e Controle, permitindo a identificação rápida de qualquer atitude suspeita e facilitando a ação das equipes de segurança.
O prefeito destacou que a mudança do festival para o Complexo Esportivo ampliou a segurança e a circulação do público. “O evento acontece em um espaço amplo e seguro, que facilita tanto a circulação do público quanto o trabalho das forças de segurança. Teremos o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, segurança privada e câmeras de monitoramento. É um esforço conjunto para que a população prestigie com tranquilidade”, explicou.