Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Festival Matias de Teatro de Rua abre inscrições para oficinas gratuitas no Acre

Festival Matias de Teatro de Rua abre inscrições para oficinas gratuitas no Acre

Festival Matias de Teatro de Rua 2024. Foto: Acervo

Interessados em artes cênicas, palhaçaria, comicidade e expressão corporal podem garantir vaga em uma das oficinas gratuitas oferecidas durante o Festival Matias de Teatro de Rua 2025, que acontece entre os dias 6 e 19 de agosto em diversos municípios do Acre. As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/festivalmatiasdeteatroderua.

Quatro oficinas serão oferecidas em diferentes locais e datas. Confira:

“O palhaço, a cena e a rua”, com Marcelo Militão (Grupo TIA – RS)

“Teatro na Quebrada: vozes, corpos e ruas em movimento”, com Grupo Pombas Urbanas (SP)

“Direção Teatral: o diretor, o ator e a cena”, com Ribamar Ribeiro (Os Ciclomáticos – RJ)

“Movimento e Riso: palhaçaria e comicidade física”, com Grupo Circo du Cafundó (MT)

Realizado pela Federação de Teatro do Acre (FETAC), o Festival Matias passará por Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro, Vila Campinas e Porto Acre, levando cultura para diferentes comunidades e valorizando os artistas locais.

Segundo Lenine Alencar, coordenador do projeto, o festival foi pensado para promover o direito à arte e à cultura. “Os trabalhos artísticos escolhidos se juntam a mais 11 espetáculos das cinco regiões do Brasil, indicados pela curadoria da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), para uma grande festa da arte pública”, afirmou.

Realização e parcerias

O Festival Matias de Teatro de Rua 2025 é uma realização da Cia Visse e Versa/Comitê de Cultura do Acre – Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com o Sesc/Acre e a FETAC.

Conta ainda com apoio da Prefeitura de Rio Branco (FGB), Prefeitura de Senador Guiomard (FUNCAV), Prefeitura de Bujari (Secretaria de Cultura) e Prefeitura de Plácido de Castro.

O projeto também é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM/Governo do Acre), Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC/Governo Federal).

Sair da versão mobile