O Acre deve enfrentar, entre esta sexta-feira, 15, e domingo, 17, um dos períodos mais secos de 2025 até agora. De acordo com o pesquisador climático Davi Friale, moradores de Rio Branco, Brasiléia, Acrelândia, Sena Madureira e outros municípios do leste e do sul do estado devem se preparar para uma umidade relativa do ar extremamente baixa, que pode cair para menos de 20% – índice considerado perigoso para a saúde humana. Até então, o menor valor registrado neste ano foi de 20%, em 24 de julho, na capital acreana.
“No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a umidade também será baixa, mas deve variar entre 25% e 35%. Além do ar seco, a intensa radiação solar deve elevar as temperaturas máximas a 37°C, com sensação térmica próxima de 34°C devido à baixa umidade”, enfatizou Friale.
As noites, no entanto, trarão certo alívio. “As mínimas devem oscilar entre 16°C e 19°C no leste e no sul do Acre, e entre 19°C e 22°C no centro e no oeste”. A partir de segunda-feira, 18, o calor noturno deve aumentar em todo o estado.
As chuvas serão raras e rápidas, podendo ocorrer de forma isolada, principalmente no domingo e com maior probabilidade no Vale do Juruá.