O pesquisador climático Davi Friale alerta para um dia de tempo instável no Acre nesta segunda-feira, 4. Segundo ele, uma fraca onda polar avança sobre o estado e deve provocar chuvas pontuais ao longo do dia, algumas delas intensas e acompanhadas de temporais. “Há alta probabilidade de chuvas fortes”, afirmou Friale em boletim publicado no portal O Tempo Aqui.
No leste e sul do estado, que abrange as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo será quente, com sol entre nuvens e pancadas de chuva a qualquer momento.
A umidade relativa do ar deve variar entre 55% e 65% durante a tarde, podendo chegar a 100% ao amanhecer. “Os ventos começam fracos, mas a partir da tarde passam a soprar do sudeste, com rajadas moderadas a fortes”, explicou o pesquisador.
No centro e oeste do Acre, incluindo Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, o cenário também será de calor e instabilidade. “As chuvas pontuais podem ser intensas em algumas áreas”, ressaltou Friale, destacando que os ventos nessas regiões devem permanecer fracos, com direção norte e variações de noroeste e nordeste.