Em visita ao Acre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciaram a criação de três novos assentamentos, entrega de títulos de propriedade e contratos de crédito para famílias assentadas no Acre, reforçando o compromisso do Governo Federal com a agricultura familiar e o acesso à terra.
Ao todo, 1.700 famílias do estado foram beneficiadas pelas políticas públicas do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Entre os destaques estão os assentamentos São Pedro do Icó (Sena Madureira), Edileuza Menezes (Bujari) e Assis (Cruzeiro do Sul), que juntos contemplam 157 famílias em uma área total de 15.544 hectares. Também foram entregues 152 títulos de propriedade, 410 contratos de crédito instalação no valor de R$ 10,4 milhões, além de 977 títulos de Concessões de Direito Real de Uso (CDRU) em sete assentamentos.
Durante a cerimônia, Lula ressaltou que sua prioridade são as necessidades do povo, independentemente da cor partidária dos governadores. “Agora é a época da colheita. Vamos terminar nosso mandato com um Brasil melhor. O PIB cresceu acima de 3% nos últimos dois anos, temos o menor índice de desemprego da história e o maior crescimento da massa salarial. Quando o PIB cresce, é porque o povo trabalhou e tem direito de receber esse crescimento no salário”, afirmou. O presidente também anunciou investimentos em infraestrutura e educação para o estado.
O ministro Paulo Teixeira destacou o avanço da reforma agrária e os investimentos em reflorestamento produtivo. “Estamos atendendo 1.700 famílias com títulos de terra, crédito e novos assentamentos. Além disso, disponibilizamos R$ 200 milhões para o Programa Florestas Produtivas, garantindo prosperidade para homens e mulheres da floresta”, disse, lembrando ainda o maior Plano Safra da história, lançado com apoio do Fundo Constitucional do Norte.
Desde 2023, foram criados 1.134 lotes em projetos de reforma agrária no Acre, elevando para 5.210 o total de famílias regularizadas no estado somente neste governo, um aumento de 396% em relação ao período de 2019 a 2022. Ao todo, mais de 17 mil lotes já foram destinados a trabalhadores rurais no país desde a retomada da reforma agrária.
Os recursos destinados às famílias assentadas vão para aquisição de moradia, equipamentos, projetos de segurança alimentar, apoio produtivo a mulheres rurais e recuperação ambiental, fortalecendo o desenvolvimento rural sustentável no Acre.