Com temperaturas elevadas e clima seco, moradores de 11 cidades do Acre devem redobrar os cuidados com a saúde nesta quarta-feira , 27. Um alerta de baixa umidade foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando riscos à saúde e ao meio ambiente entre o meio-dia e as 19 horas.
A umidade relativa do ar pode cair para índices críticos entre 30% e 20%, o que exige atenção especial com a hidratação e exposição ao sol. Ainda de acordo com o Inmet, no entanto, o risco é considerado baixo, mas os efeitos do tempo seco ainda podem causar desconforto e impactos leves na saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos, nariz e garganta. Também aumenta a atenção com possíveis focos de queimadas, mesmo que a probabilidade seja reduzida.
A orientação é que os moradores evitem atividades físicas nas horas mais secas do dia e a exposição direta ao sol nas horas mais quentes. Beber bastante líquido e manter ambientes umidificados são medidas importantes para prevenir efeitos do tempo seco.
Veja as cidades acreanas incluídas no alerta:
- Acrelândia
- Brasiléia
- Bujari
- Capixaba
- Epitaciolândia
- Manoel Urbano
- Plácido de Castro
- Porto Acre
- Rio Branco
- Senador Guiomard
- Xapuri