Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Insatisfeitos com prazos do governo, servidores da Saúde paralisam atividades nesta terça

Insatisfeitos com prazos do governo, servidores da Saúde paralisam atividades nesta terça

Foto: Cedida

A queda de braços entre o governo do Acre e trabalhadores da Saúde continua. Nesta terça-feira, 5, as categorias fizeram uma paralisação de advertência e foram até a sede da Sesacre protestar contra os prazos dados pelo estado para o parecer sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores.

A proposta do governo é que o projeto do PCCR passe por três secretarias, com pareceres a serem apresentados em 30 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro. Os trabalhadores, no entanto, cobram mais agilidade.

“Nós não concordamos, porque o Estado já pagou a uma empresa o valor de R$ 1,5 milhão para fazer todo esse levantamento, e, para a nossa surpresa, eles nos dão esse prazo”, criticou a presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros (Spate), Alesta Costa.

Desejado há 25 anos pelas categorias, o PCCR da Saúde está sendo negociado entre as partes há mais de um ano. Além dessa demanda, os trabalhadores cobram reajuste salarial de 20% – referentes às perdas inflacionárias desde 2019 – e ampliação dos auxílios alimentação e saúde para R$ 1 mil, cada.

Uma greve geral dos servidores da Saúde não é descartada caso as negociações não avancem.

Sair da versão mobile