O Acre registrou, em julho de 2025, um latrocínio consumado, elevando o acumulado do ano para quatro casos, segundo informações divulgadas por relatório da Polícia Civil do Acre (PCAC). O crime ocorreu no município de Senador Guiomard, no Baixo Acre, durante a noite de um sábado, e teve como vítima uma mulher parda, com mais de 60 anos. Armas de outros tipos foram utilizadas.
Enquanto os latrocínios consumados permaneceram em números baixos, as tentativas de latrocínio tiveram aumento expressivo. Foram 10 casos apenas em julho, contra nenhuma ocorrência em junho de 2025.
O crescimento é ainda mais evidente na comparação com julho de 2024, que não registrou nenhum caso, e no acumulado do ano: de janeiro a julho de 2024, foram quatro tentativas, contra 12 no mesmo período de 2025.
As tentativas ocorreram predominantemente em Cruzeiro do Sul (nove casos) e em Senador Guiomard (um caso), todas aos sábados à noite, envolvendo armas de fogo. As vítimas foram 10 homens: seis pardos, um branco e três sem identificação. Quanto à faixa etária, cinco tinham entre 18 e 29 anos, quatro entre 30 e 39 anos e um acima de 60 anos.