As penalidades para quem é pego nessa condição são severas, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. A multa aplicada é considerada gravíssima, no valor de R$ 2.934,70, podendo dobrar em casos de reincidência. Além disso, o motorista pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por até 12 meses, ou por 24 meses se for reincidente. O veículo pode ser retido, e o condutor ainda está sujeito à prisão caso o nível de álcool esteja acima do limite legal.
Balanço geral
Apesar dos números, as autoridades comemoram o balanço geral da segurança pública durante o evento. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), cerca de 354 mil pessoas compareceram à feira ao longo dos nove dias, com público flutuante estimado em até 399 mil visitantes.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, afirmou que esta foi uma das edições mais tranquilas de todos os tempos. “Isso reforça a união e o compromisso de todo o sistema de Segurança do Acre, que trabalhou incansavelmente para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos os visitantes”, destacou.
A programação artística atraiu multidões, com grandes nomes da música nacional como Gusttavo Lima, Zezé di Camargo e Luciano, Fernanda Brum, Matheus & Kauan e Jorge & Mateus, que encerrou o evento. Também houve atrações para o público infantil, garantindo entretenimento para todas as idades.
Para o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, o saldo da festa é resultado direto de um planejamento rigoroso. “O sucesso da Expoacre 2025 deve-se, em grande parte, ao trabalho meticuloso que realizamos na área de Segurança. Garantir a tranquilidade da população foi nossa prioridade”, afirmou.