O que poderia ter sido apenas mais uma apresentação acadêmica comum do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac) se transformou em um momento de arte, expressão e emoção. É que os universitários do primeiro período da graduação protagonizaram uma apresentação em homenagem ao cantor Ney Matogrosso e surpreenderam nas redes sociais, com um vídeo que já alcança mais de 17 mil visualizações. A performance coletiva contou com a participação de mais de 90 estudantes.
André Albuquerque foi um dos alunos que interpretaram Ney e, segundo ele, a atividade surgiu como uma alternativa à prova prática da disciplina.
“De início, a gente só teria a avaliação tradicional. Mas o professor Jhon Gomes propôs essa apresentação baseada na música ‘Homem com H’, e todo mundo topou na hora. Quando ele me escolheu para interpretar o Ney, nem sei explicar o motivo, mas fiquei muito feliz. Sou fã dele desde sempre”, contou, acrescentando ainda que a apresentação também contou com o apoio de uma outra professora, Elissandra Pontes.

Apesar do pouco tempo de preparação — foram apenas cinco aulas de uma hora cada —, a turma abraçou a proposta com entusiasmo. O desafio foi ainda maior porque envolvia alunos de diferentes turmas, incluindo a licenciatura, o que exigiu adaptações por parte do professor. “Ele teve que ajustar muita coisa para caber todo mundo e deixar tudo acessível. Mas deu certo”, explicou André.
A apresentação não apenas cumpriu seu papel avaliativo, mas também teve um impacto profundo no ambiente entre os estudantes. “Muitos colegas estavam ainda retraídos, tímidos, mas a gente se aproximou”, explicou. Além da interação entre os colegas, o projeto permitiu uma imersão na arte e na história da música brasileira. “Foi muito lindo poder representar um ícone como o Ney Matogrosso”, enfatizou.
O vídeo da apresentação foi gravado, como registro interno, mas ganhou o mundo digital ao ser compartilhado nas redes sociais. A repercussão positiva surpreendeu a todos. “A gente não imaginava”, diz André, com orgulho, e fazendo questão de dividir os méritos. “Meus professores merecem esse reconhecimento”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram