Estudantes de nível superior interessados em atuar no Ministério Público Federal (MPF) podem se inscrever no segundo processo seletivo de estágio de 2025. Em Rio Branco, as oportunidades são para cadastro de reserva e voltadas a alunos de graduação dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação – Suporte Técnico.
As inscrições começaram nesta segunda-feira, 4, e seguem até as 23h40 do dia 31 de agosto, exclusivamente pela internet. A prova objetiva será aplicada on-line no dia 21 de setembro, mesma data em que ocorrerá a seleção nas demais unidades do MPF no país.
A bolsa é de R$ 1.027,82, para jornada semanal de 20 horas, com possibilidade de atuação híbrida. Além disso, os estagiários recebem auxílio-transporte de R$ 11,58 por dia de expediente presencial.
Podem participar estudantes de instituições de ensino conveniadas ao MPF. No momento da inscrição, o candidato deverá enviar a documentação exigida no edital, disponível na página do Programa de Estágio do MPF. Também será necessário escolher a unidade onde deseja concorrer.
O processo seletivo reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, 30% para candidatos negros e 10% para participantes do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais. É preciso assinar declaração específica no momento da inscrição para concorrer por esses sistemas.
A aplicação das provas ocorrerá por meio da plataforma https://selecaoestagio.mpf.mp.br, e os candidatos precisam ter cadastro no GOV.BR. O horário da prova será divulgado posteriormente, considerando o fuso de Brasília.
Cronograma:
- Inscrições: 4 a 31 de agosto
- Divulgação das inscrições válidas: 10 de setembro
- Prova on-line: 21 de setembro
- Resultado final: 10 de novembro