Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MPF pede ao MPAC que atue para localizar acervo desaparecido de Chico Mendes no Acre

MPF pede ao MPAC que atue para localizar acervo desaparecido de Chico Mendes no Acre

O Ministério Público Federal (MPF) enviou uma representação ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) pedindo que sejam avaliadas providências para a localização e a preservação do acervo cultural do líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes. O acervo, que inclui documentos e materiais de valor histórico, está desaparecido desde 2019.

A coletânea estava sob a guarda da Biblioteca da Floresta, em Rio Branco. Segundo a representação do MPF, os itens, que documentam a história da luta ambiental e social na região, desapareceram após o fechamento da biblioteca para reforma e manutenção em 2019. Em maio de 2022, um incêndio também afetou parte do prédio da biblioteca.

O MPF ressalta que a falta de informações sobre a localização e as condições do material representa uma “iminente lacuna na memória coletiva” e “dano e prejuízo concreto à coletividade”. A representação destaca, ainda, a inestimável importância do acervo para a preservação da memória e da identidade cultural do estado do Acre.

O documento, assinado pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida Dias, aguarda a análise do MPAC, que tem a atribuição para decidir sobre a adoção de medidas cabíveis para garantir a devida preservação do acervo cultural.

Sair da versão mobile