O Acre se prepara para enfrentar a nona onda de frio polar de 2025. A massa de ar frio começará a avançar sobre o estado neste domingo, 24, mas, segundo o pesquisador climático Davi Friale, será ao amanhecer dos dias seguintes que os termômetros deverão registrar as menores temperaturas.
“Nas microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil, as mínimas devem variar entre 12ºC e 15ºC. Porém, devido aos ventos que podem ultrapassar 50 km/h, a sensação térmica ficará abaixo dos 10ºC”, destacou Friale.
No centro e oeste do Acre, municípios como Cruzeiro do Sul e Tarauacá terão mínimas entre 16ºC e 19ºC. “A previsão indica que a segunda-feira, 25, será de frio ao longo de todo o dia. No vale do rio Acre, as temperaturas não devem passar de 25ºC, enquanto no vale do Juruá o limite será de 27ºC. As noites permanecerão frias até, pelo menos, a próxima quinta-feira, 28”, acrescentou o pesquisador.
Outro ponto de atenção é a baixa umidade relativa do ar. A partir de segunda, os índices devem variar entre 12% e 20% nas tardes, chegando a patamares considerados críticos para a saúde. “Não será surpresa se alguns pontos registrarem valores abaixo de 12%, o que caracteriza estado de emergência”, alertou Friale.
Além do frio e da secura, há chance de chuvas pontuais neste domingo, 24, algumas fortes e acompanhadas de raios e ventanias, sobretudo no centro do estado e no vale do Juruá.
Este ano, o Acre já registrou marcas históricas: 10,9ºC em Epitaciolândia e 12,1ºC em Rio Branco, em julho, além do menor índice de umidade, 19%, no último dia 15 de agosto.