O calor intenso continua predominando no Acre até sábado, 23, com chuvas passageiras e pontuais em qualquer município. A partir de domingo, 24, uma massa de ar frio vinda do sul do continente deve atingir o estado, anunciando a nona friagem do ano. As informações são do pesquisador climático Davi Friale, disponibilizadas nesta quarta-feira, 20, no portal O Tempo Aqui.
Segundo Friale, até sábado, o calor vai continuar predominando no estado por causa da baixa pressão atmosférica, que dificulta a chegada do ar frio. A mudança, de acordo com ele, será brusca.
“No domingo, os ventos intensos, vindos da direção sudeste, vão anunciar a chegada da friagem, podendo provocar chuvas fortes, com raios e ventanias, especialmente no centro do Acre e no vale do Juruá”, explicou.
A queda de temperatura será mais sentida em Rio Branco, Brasiléia e demais municípios do leste e do sul acreano, com mínimas previstas entre 12ºC e 15ºC ao amanhecer, entre segunda-feira, 25, e quarta-feira, 27. “Em Cruzeiro do Sul, as mínimas devem ficar entre 17ºC e 20ºC, enquanto em Tarauacá e Feijó vão variar entre 15ºC e 18ºC”, detalhou Friale.
Ele acrescenta, no entanto, que a umidade será baixa. “Após a friagem, uma enorme massa de ar seco vai deixar as tardes extremamente secas e ensolaradas, com umidade relativa do ar entre 15% e 25% no leste e sul do estado”.
Até o momento, as menores temperaturas registradas oficialmente em 2025 foram 10,9ºC em Epitaciolândia e 12,1ºC em Rio Branco, enquanto a menor umidade relativa do ar ocorreu em Rio Branco, com apenas 19% no dia 15 de agosto.