Quatro homens foram presos durante uma ação do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM) na noite desta terça-feira (6), no município de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre. A operação impediu a entrega de uma carga de cocaína que havia saído de Manoel Urbano e seria destinada a um dos principais integrantes do Comando Vermelho na cidade.
A abordagem ocorreu nas proximidades do Porto da Guasco, no bairro Cidade Nova, após o Núcleo de Inteligência da PM receber denúncias anônimas sobre o transporte da droga por meio fluvial. O entorpecente teria como destinatário Luan Gonçalves, apontado por moradores como uma das lideranças da facção criminosa Comando Vermelho na região.
De acordo com a Polícia, a droga estava sendo transportada por Thiago Cesar Silva de Avelar, de 20 anos, que conduzia a embarcação, e por Adriano Souza de Oliveira, de 21 anos. O material ilícito seria repassado no porto para Elivelton Nóbrega de Oliveira, de 27 anos, que havia sido orientado por Luan a buscar a carga.
Durante a ação policial, Elivelton foi flagrado se aproximando da margem do rio, onde encontrou Adriano em um local escuro a cerca de 100 metros da embarcação. Quando Adriano retirou um volume das calças, a guarnição deu voz de parada. Os dois tentaram fugir, mas foram alcançados e detidos. Com Adriano, os policiais encontraram um saco contendo cinco porções de uma substância esbranquiçada, aparentando ser cocaína, totalizando aproximadamente 223 gramas.
Após a prisão de Adriano e Elivelton, a equipe seguiu até a embarcação onde Thiago, ao perceber a aproximação dos policiais, tentou fugir pulando da embarcação para o barranco, mas caiu e foi capturado. Ele também foi preso, mesmo após relatar dores nas costelas.
Na sequência, os militares foram até a casa de Luan Gonçalves, que tentou se evadir ao notar a presença da equipe. Ele foi capturado em um terreno baldio ao lado de sua residência. Questionado, afirmou que “cola” com a facção, mas negou ser integrante cadastrado do Comando Vermelho.
Os quatro suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia local. Todos foram algemados para garantir a segurança da operação. Além da droga, também foram apreendidos celulares e objetos pessoais.