Um chamado incomum mobilizou policiais militares da 3ª Companhia do 4º Batalhão, em Acrelândia, nesta quinta-feira, 14. Desesperado, o pai de uma recém-nascida correu até o Centro Integrado de Segurança Pública, onde ficam as policias Militar e Civil, pedindo socorro: a filha, a pequena Emily, estava engasgada e já apresentava sinais de desmaio.
Sem perder tempo, o 2º tenente PM Correia, comandante da unidade, acompanhado do 3º sargento PM Jonathan e do soldado PM Ruiz, seguiu até a residência da família, na Linha 7, Ramal Campo Novo. No local, o sargento Jonathan realizou a manobra de desengasgo, reestabelecendo a respiração da bebê.
“As coisas de Deus não são por acaso. Dois dias antes eu tinha visto um vídeo sobre o procedimento de desengasgo em bebês e achei importante assistir. Não imaginava que precisaria daquilo tão cedo”, contou o militar, emocionado.
Segundo Jonathan, apesar de receberem treinamento de primeiros socorros na formação policial, a falta de prática dificulta a atuação em situações como essa. “Eu fui instrumento de Deus ali e fiz o que podia para salvar a vida dela. Ver a Emily retomando o fôlego, o brilho no olhar voltando, foi um dos momentos mais gratificantes da minha vida”, relembrou.
O tenente Correia reforçou que casos assim não são comuns no trabalho diário da Polícia Militar, mas destacou o empenho da equipe. “Procuramos dar o nosso melhor para ajudar aquela família que estava em desespero”, disse.
A corporação orienta que, em situações de emergência médica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seja acionado pelo número 192.