Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Preço da CNH no Acre está entre os mais altos do país, aponta pesquisa

Preço da CNH no Acre está entre os mais altos do país, aponta pesquisa

Foto: Ascom Detran

Tirar a carteira de motorista no Acre custa, em média, R$ 3.906,60, segundo levantamento do Instituto Nexus, colocando o estado entre os mais caros do Brasil para obtenção da CNH. O preço elevado empata com o de Santa Catarina e só é superado por Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, onde o valor médio ultrapassa os R$ 4,9 mil.

A realidade acreana acompanha um cenário preocupante em toda a região Norte: 64% da população ainda não possui habilitação, de acordo com a pesquisa Perfil do Condutor Brasileiro. O principal motivo apontado é justamente o custo alto do processo, que inclui autoescola, taxas e exames. Entre os brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo, a exclusão é ainda maior: 81% não têm CNH.

O estudo aponta que 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no país, e 32% ainda não iniciaram o processo por falta de condições financeiras. Para 80% dos entrevistados, o valor cobrado é considerado caro ou muito caro, e 66% avaliam que o preço não condiz com a qualidade dos serviços oferecidos.

Além de dificultar o acesso à mobilidade e ao mercado de trabalho, a situação impacta diretamente na segurança viária. Segundo a pesquisa, quase metade (49%) dos condutores não habilitados continuam dirigindo por não conseguirem arcar com os custos de regularização, o que torna o problema também uma questão social e de inclusão.

Sair da versão mobile