11 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações no Dia Mundial de Combate ao Mosquito

Eliminação de criadouros é a principal forma de prevenção contra dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Assessoria por Assessoria
20/08/2025 - 16:08
Foto: Arquivo/Prefeitura

Foto: Arquivo/Prefeitura

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Dia Mundial de Combate ao Mosquito é celebrado no dia 20 de agosto e chama a atenção da sociedade para a importância da prevenção contra doenças transmitidas por esses insetos. A data faz referência à descoberta do médico britânico Ronald Ross, que em 1897 identificou que a malária poderia ser transmitida pela picada de mosquitos infectados.

Doenças transmitidas
Atualmente, diferentes espécies de mosquitos são responsáveis pela transmissão de doenças graves, como malária, dengue, febre amarela, Chikungunya, Zika e Oropouche, representando grandes desafios para a saúde pública.

O Aedes aegypti é o principal vetor urbano, transmissor de dengue, Zika, Chikungunya e também da febre amarela. A infecção pode variar de assintomática a casos graves, podendo levar à morte. Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas vermelhas na pele e fraqueza. Nos casos graves, há risco de hemorragias, vômitos persistentes e dor abdominal intensa, que exigem atenção médica imediata.

Prevenção: a forma mais eficaz de proteção

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça que a maneira mais eficaz de combater o mosquito é a eliminação de criadouros, ou seja, locais que acumulam água parada. Algumas medidas essenciais incluem:

  • Esvaziar baldes, garrafas e recipientes, sempre deixando-os virados para baixo;
  • Manter caixas d’água, cisternas e reservatórios bem tampados;
  • Limpar calhas, ralos, bandejas de geladeiras e de ar-condicionado;
  • Colocar areia nos pratinhos de plantas;
  • Guardar pneus e outros objetos que possam acumular água em locais cobertos;
  • Utilizar telas protetoras em janelas, portas e berços, além de repelentes quando necessário.

Mobilização comunitária

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O sucesso no combate ao mosquito depende da participação de toda a sociedade. Mutirões de limpeza, cuidados dentro de casa e a mobilização de vizinhos e familiares são fundamentais para evitar a proliferação desses insetos.

Como parte das ações de conscientização, a Prefeitura de Rio Branco participou da Expoacre com o estande “Expo sem Dengue: juntos contra o mosquito”.

Logo na primeira noite, as equipes da Vigilância Sanitária promoveram atividades educativas, orientações práticas e distribuíram materiais informativos, reforçando a importância da prevenção diária.

Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde mantém ações de conscientização e controle através da vigilância epidemiológica e do trabalho dos agentes de endemias, que realizam busca ativa e controle dos focos de dengue nos bairros da capital.

Compromisso com a saúde

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância da união de esforços: “Ações importantes, como a limpeza de espaços públicos em parceria com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade e também as visitas às residências pelos agentes comunitários de endemias, estão sendo realizadas durante todo o ano. O combate ao mosquito começa dentro de casa, com a colaboração de todos. Cada recipiente eliminado pode representar centenas de mosquitos a menos em circulação e, consequentemente, menos risco para nossa comunidade”.

A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso em proteger a saúde da população e lembra: eliminar os criadouros é um ato simples que salva vidas.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Saiba o que você não deve misturar ao whey protein

Próxima Notícia

Mulher é assassinada a facadas no interior do Acre; companheiro é preso como principal suspeito

Mais Notícias

Foto: Anne Nascimento
1º destaque

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o Acre

11/01/2026
Foto: Divulgação
6º destaque

Janeiro Branco: psicólogos do Acre alertam para 5 sinais de que sua saúde mental precisa de atenção; VÍDEO

11/01/2026
Jovem morre após acidente de motocicleta em via do Raimundo Melo em Rio Branco
2º destaque

Jovem morre após acidente de motocicleta em via do Raimundo Melo em Rio Branco

11/01/2026
Foto: Reprodução/Redes sociais
Geral

Prefeito elogia embalagem de café Bocalom e diz que produto pode virar item de decoração: “se destaca”

11/01/2026
Foto: Luis Lima Jr./Fotoarena
Destaques Cotidiano

Imposto de Renda 2026: quem fica livre do leão e quem ainda precisa declarar

11/01/2026
Foto: Walcimar Júnior
Geral

Rio Acre sobe quase 1 metro em 24 horas em Rio Branco, aponta Defesa Civil

11/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: cedida

Mulher é assassinada a facadas no interior do Acre; companheiro é preso como principal suspeito

Revalida 2025/2: nota de corte da primeira fase fica em 61 pontos

Revalida 2025/2: nota de corte da primeira fase fica em 61 pontos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre