O Dia Mundial de Combate ao Mosquito é celebrado no dia 20 de agosto e chama a atenção da sociedade para a importância da prevenção contra doenças transmitidas por esses insetos. A data faz referência à descoberta do médico britânico Ronald Ross, que em 1897 identificou que a malária poderia ser transmitida pela picada de mosquitos infectados.
Doenças transmitidas
Atualmente, diferentes espécies de mosquitos são responsáveis pela transmissão de doenças graves, como malária, dengue, febre amarela, Chikungunya, Zika e Oropouche, representando grandes desafios para a saúde pública.
O Aedes aegypti é o principal vetor urbano, transmissor de dengue, Zika, Chikungunya e também da febre amarela. A infecção pode variar de assintomática a casos graves, podendo levar à morte. Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas vermelhas na pele e fraqueza. Nos casos graves, há risco de hemorragias, vômitos persistentes e dor abdominal intensa, que exigem atenção médica imediata.
Prevenção: a forma mais eficaz de proteção
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça que a maneira mais eficaz de combater o mosquito é a eliminação de criadouros, ou seja, locais que acumulam água parada. Algumas medidas essenciais incluem:
- Esvaziar baldes, garrafas e recipientes, sempre deixando-os virados para baixo;
- Manter caixas d’água, cisternas e reservatórios bem tampados;
- Limpar calhas, ralos, bandejas de geladeiras e de ar-condicionado;
- Colocar areia nos pratinhos de plantas;
- Guardar pneus e outros objetos que possam acumular água em locais cobertos;
- Utilizar telas protetoras em janelas, portas e berços, além de repelentes quando necessário.
Mobilização comunitária
O sucesso no combate ao mosquito depende da participação de toda a sociedade. Mutirões de limpeza, cuidados dentro de casa e a mobilização de vizinhos e familiares são fundamentais para evitar a proliferação desses insetos.
Como parte das ações de conscientização, a Prefeitura de Rio Branco participou da Expoacre com o estande “Expo sem Dengue: juntos contra o mosquito”.
Logo na primeira noite, as equipes da Vigilância Sanitária promoveram atividades educativas, orientações práticas e distribuíram materiais informativos, reforçando a importância da prevenção diária.
Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde mantém ações de conscientização e controle através da vigilância epidemiológica e do trabalho dos agentes de endemias, que realizam busca ativa e controle dos focos de dengue nos bairros da capital.
Compromisso com a saúde
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância da união de esforços: “Ações importantes, como a limpeza de espaços públicos em parceria com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade e também as visitas às residências pelos agentes comunitários de endemias, estão sendo realizadas durante todo o ano. O combate ao mosquito começa dentro de casa, com a colaboração de todos. Cada recipiente eliminado pode representar centenas de mosquitos a menos em circulação e, consequentemente, menos risco para nossa comunidade”.
A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso em proteger a saúde da população e lembra: eliminar os criadouros é um ato simples que salva vidas.