A rede de câmeras de videomonitoramento na Estrada Raimundo Irineu Serra foi ampliada nesta sexta-feira, 15, como parte do Programa Rio Branco Mais Segura. A iniciativa, segundo a prefeitura, busca aumentar a segurança pública e proteger a Área de Preservação Ambiental (APA) da região, frequentemente alvo de descarte irregular de lixo, permitindo identificar e responsabilizar os infratores.
Rio Branco possui mais de 400 pontos monitorados, conforme a prefeitura. O programa conta com equipamentos em locais estratégicos, incluindo o Centro da cidade, Parque Chico Mendes, Horto Florestal, Parque Capitão Ciríaco, Via Chico Mendes, Parque Ipê, além de áreas mais afastadas, como Estrada da Sobral, Calafate, Via Verde e agora a Estrada Raimundo Irineu Serra.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Tecnologia da Informação, coronel Ezequiel Bino, a ampliação do videomonitoramento também cumpre papel ambiental. “O Rio Branco Mais Segura não se limita ao combate de crimes convencionais. Ele também protege o meio ambiente e atende a um antigo pedido da comunidade local”, afirmou.
