Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre segue baixando e está a apenas 8 centímetros do menor nível da história

Rio Acre segue baixando e está a apenas 8 centímetros do menor nível da história

Foto: Odair Leal/Sesacre

O Rio Acre amanheceu nesta segunda-feira, 11, marcando apenas 1,31 metro em Rio Branco, segundo dados da Defesa Civil Municipal. O nível representa uma queda de três centímetros em relação ao domingo, 10, quando estava em 1,34 m. Sem registro de chuvas nos últimos cinco dias, o manancial está a apenas oito centímetros de atingir a menor cota já registrada na capital acreana – 1,23 metro, em setembro de 2024.

A nova medição reforça o cenário crítico que levou a Prefeitura de Rio Branco a decretar situação de emergência na última quarta-feira, 6, em razão da seca extrema que atinge todo o estado. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial, tem validade de 180 dias e reconhece o agravamento da crise hídrica, que já provoca desabastecimento em bairros da zona urbana e ameaça comunidades rurais.

Com a medida, a Defesa Civil está autorizada a atuar para ampliar ações emergenciais, como mobilização de caminhões-pipa, apoio logístico, instalação de abrigos e campanhas informativas. Também foi liberada a contratação e aquisição de insumos de forma simplificada, a fim de agilizar a resposta ao desastre ambiental.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, destacou que a situação vem se agravando dia após dia. “Já estamos realizando ações emergenciais, como abastecimento de água com caminhões-pipa. Agora, com o decreto, poderemos ampliar o atendimento e solicitar apoio dos ministérios para ações humanitárias”, afirmou.

Sair da versão mobile