Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre volta a ficar abaixo de 1,50 metro na capital, aponta Defesa Civil

Rio Acre volta a ficar abaixo de 1,50 metro na capital, aponta Defesa Civil

Foto: Juan Vicent Diaz

A seca no Acre segue com sinais preocupantes: o Rio Acre atingiu 1,49 metro de profundidade nesta sexta-feira, 29, segundo boletim oficial da Defesa Civil de Rio Branco. Este número é apenas nove centímetros a mais que o menor nível do ano, que foi de 1,40 metro, verificado no último dia 9 de agosto.

A situação reforça os impactos da estiagem que se intensifica no estado. Ainda no último dia 6 de agosto, a Prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência devido à seca extrema que atinge todo o estado. O decreto, assinado pelo governador Gladson Camelí,  reconhece o agravamento da crise hídrica, que já provoca desabastecimento em bairros da zona urbana e ameaça comunidades da zona rural.

Nesta quinta-feira, 28, o governo federal reconheceu oficialmente a situação de emergência em Rio Branco devido à seca que atinge a região. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio de portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Além disso, cenário é agravado por outros fatores: nesta sexta-feira, 29, Rio Branco liderou o ranking nacional de poluição do ar, com níveis de partículas finas (PM2,5) muito acima do recomendado pela OMS, impulsionados pelas queimadas que se espalham pelo estado — só nas últimas 48 horas, foram 144 focos registrados.

 

Sair da versão mobile