O Rio Iaco continua em estado crítico no município de Sena Madureira, mesmo após um pequeno aumento no nível da água. Segundo a medição mais recente, realizada nesta quinta-feira, 7, o volume subiu apenas cinco centímetros em relação ao registrado no dia 6, passando de 67 cm para 72 cm. As informações foram repassadas ao portal A GAZETA pelo Corpo de Bombeiros de Sena Madureira.
O assoreamento crescente e a presença de bancos de areia e troncos ao longo do leito têm dificultado seriamente o tráfego de embarcações, principalmente para os moradores das comunidades ribeirinhas, que veem a situação se agravar a cada dia.
Os mananciais que compõem a bacia do Rio Acre têm começado a enfrentar uma estiagem forte. Nesta quinta-feira, 7, o Rio Acre em Rio Branco registrou o nível mais baixo do ano: apenas 1,49 metro, segundo dados atualizados da Defesa Civil Municipal.
Por conta da seca, a Prefeitura de Rio Branco decretou Situação de Emergência na quarta-feira, 6, em medida que busca garantir maior agilidade nas ações de enfrentamento e facilitar o acesso a recursos estaduais e federais. O decreto tem validade de 180 dias e permitirá ampliar as ações de distribuição de água potável, alimentos e apoio a produtores rurais afetados.
Além disso, o Acre está oficialmente em situação de emergência por conta da estiagem, segundo decreto publicado na edição desta quinta-feira, 7, do Diário Oficial do Estado. A medida também tem validade de 180 dias.