Após dias de baixa umidade e calor intenso, o Acre se prepara para uma semana ainda mais quente, com possibilidade de registrar a maior temperatura do ano, de acordo com o pesquisador climático Davi Friale, com informações divulgadas, nesta segunda-feira, 18, no portal O Tempo Aqui.
“A previsão indica que, em alguns municípios, os termômetros poderão ultrapassar os 37°C nos próximos dias”, afirmou Friale. Até o momento, as maiores temperaturas de 2025 no estado foram 36,4°C, em Tarauacá, no último domingo, 17, e 36,1°C, em Rio Branco, na última quinta-feira, 14.
Além do calor extremo, o estado segue enfrentando baixos índices de umidade do ar. Na capital acreana, Rio Branco, a umidade mínima chegou a apenas 19% na sexta-feira passada, 15, um dos menores índices já registrados neste ano. “Para esta semana, a umidade relativa do ar durante a tarde deve variar entre 25% e 40% nas regiões leste e sul, e entre 35% e 50% no centro do estado e no vale do Juruá”, enfatizou o pesquisador.
Ainda segundo Friale, as chuvas devem ocorrer de forma “passageira e pontual” em diferentes municípios, com maior probabilidade no centro do estado e no vale do Juruá. “Há, inclusive, possibilidade de temporais localizados, com ventos fortes e descargas elétricas”, alertou o pesquisador.
As temperaturas mínimas nas manhãs devem variar entre 21°C e 24°C, enquanto as máximas à tarde ficarão entre 34°C e 37°C, com ventos fracos a calmos, soprando do norte e com variações de noroeste e nordeste.