Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senac Acre apresenta tradicional rabada no tucupi no maior evento de turismo do país

Senac Acre apresenta tradicional rabada no tucupi no maior evento de turismo do país

O sabor autêntico da Região Norte invadiu a capital paulista no 9º Salão Nacional do Turismo, que começou na quarta-feira, 21, no Distrito Anhembi. O prato que roubou a cena na abertura do evento foi a Rabada no Tucupi, preparada pela chef Fernanda Ferreira, orientadora educacional do Senac Acre. A participação ocorreu no Espaço Cozinha Show, iniciativa do Senac Nacional em parceria com o Ministério do Turismo, que apresenta ao público receitas das cinco regiões do país.

 O Espaço Cozinha Show apresenta 27 receitas de diferentes estados brasileiros, com chefs convidados que valorizam ingredientes regionais e técnicas tradicionais. A proposta é transformar a experiência em uma viagem pelos sabores do Brasil, reforçando o turismo gastronômico como estratégia de valorização cultural.

 De acordo com o diretor de Educação Profissional do Senac Acre, Abrão Maia, a presença da instituição no evento fortalece a integração entre turismo e qualificação profissional. “A gastronomia é uma porta de entrada fascinante para a cultura de um povo. Estar aqui, no maior evento de turismo do país, nos permite mostrar ao mundo que o Acre e toda a Amazônia oferecem muito mais do que belezas naturais”, destacou.

 A rabada com tucupi foi apresentada no primeiro dia do Salão, com execução da chef Fernanda Ferreira, do Senac Acre. “Foi uma honra representar o nosso estado com um prato que carrega tanta história e sabor. A rabada no tucupi é uma expressão da nossa cultura, e ver o público se envolver com os aromas e sabores foi emocionante”, afirmou.

 Com entrada gratuita, o evento, que acontece até sábado, 23, é promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, e conta com apoio do Sesc, Senac e Sebrae Nacional. Além da cozinha, o Salão Nacional do Turismo reúne em um só espaço experiências culturais, artesanato, debates sobre turismo sustentável e o Feirão de Turismo, que oferece condições especiais em pacotes de viagem, hospedagens e passagens aéreas.

 

Sair da versão mobile