Durante a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Acre, nesta sexta-feira, 8, os superintendentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ricardo Araújo, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Márcio Alécio, destacaram os investimentos previstos para o estado.
Eles falaram sobre as expectativas com os anúncios feitos pelo governo federal, incluindo recursos para a BR-364 e para projetos de assentamento rural.
O superintendente do Dnit no Acre explicou que as ações para recuperação da BR-364 já estão em andamento e outras devem ser lançadas em breve.
“Vamos garantir a recuperação imediata da BR-364 com operação tapa-buraco desde Rio Branco até o Liberdade, além de 20 quilômetros de macadame. Em outubro, o presidente deve anunciar o lançamento de dois lotes para reconstrução de cerca de 220 quilômetros da rodovia. Ainda neste ano começam os trabalhos, com execução prevista para o próximo ano”, afirmou Ricardo.
Novos assentamentos
Já o superintendente do Incra no Acre, Márcio Alécio, destacou a criação de novos assentamentos e avanços históricos na concessão de créditos e regularização fundiária. Segundo ele, Lula assinará a criação de três novos projetos de assentamento, que somarão 13 até o fim de 2026, beneficiando cerca de 3 mil famílias.
“O presidente vai anunciar que já está na conta R$ 7 milhões para beneficiar 374 famílias com crédito de instalação em 28 projetos de assentamento, em oito municípios. Esses créditos têm descontos de até 90% e somam, em menos de três anos, R$ 40 milhões liberados, um recorde histórico”, disse Márcio.
Ele também informou que a regularização fundiária já alcançou quase 6 mil famílias no estado nesse período, e que 26 novos servidores aprovados em concurso vão reforçar a equipe do Incra no Acre.
Outro ponto citado por Márcio é a transferência de uma área urbana do Projeto de Assentamento Benfica, em Rio Branco, com 300 hectares, para a prefeitura, permitindo a regularização fundiária de cerca de 5 mil famílias.
“A pauta da agricultura familiar, da reforma agrária e da regularização fundiária urbana e rural está em evidência. A vinda do presidente Lula ao Acre valida essas prioridades e fortalece as ações do governo federal”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram