Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ufac abre vagas remanescentes para mestrado em ciência florestal com entrada ainda em 2025

Ufac abre vagas remanescentes para mestrado em ciência florestal com entrada ainda em 2025

Foto: Juan Vicent Diaz

Se você tem interesse em estudar e pesquisar sobre florestas amazônicas, esta pode ser a sua chance: a Universidade Federal do Acre (Ufac) está com vagas remanescentes abertas para o curso de mestrado em Ciência Florestal, com entrada ainda no segundo semestre de 2025. Ao todo, são oito vagas disponíveis, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente online.

O processo seletivo contempla cinco vagas para ampla concorrência e três para ações afirmativas, reservadas a candidatos(as) pretos, indígenas, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiência, conforme a legislação vigente. Os interessados devem se inscrever pelo site http://sistemas.ufac.br/ciflor, anexando toda a documentação exigida em formato PDF.

Floresta como campo de pesquisa

O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal (PPG Ciflor) é presencial e reconhecido pela CAPES, com conceito 3 na última avaliação. Criado em 2016, ele busca formar profissionais qualificados para gerar conhecimento científico e desenvolver tecnologias voltadas ao manejo sustentável de florestas — naturais ou plantadas.

As duas linhas de pesquisa são focadas em temas diretamente ligados à realidade amazônica: Manejo de Florestas Tropicais e Formação e Condução de Povoamentos Florestais. Os alunos que concluírem o curso recebem o título de mestre após cumprir no mínimo 24 créditos e permanecer no programa por 12 a 24 meses.

Quem pode concorrer?

Qualquer pessoa com graduação completa e que apresente a documentação solicitada pode se candidatar. Além do currículo e documentos pessoais, o edital exige comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral e serviço militar (no caso dos homens), além de documentos específicos para quem vai concorrer às vagas de ações afirmativas.

Leia o edital na íntegra:

Sair da versão mobile