O curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) terá vestibular próprio e presencial a partir do próximo processo seletivo. A mudança foi aprovada nesta terça-feira, 26, pelo Conselho Universitário, que definiu novas regras para o ingresso nos cursos de graduação da instituição.
A decisão altera a forma de acesso adotada no início deste ano letivo, quando a Ufac abriu 80 vagas para Medicina utilizando exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024), por meio de processo seletivo próprio. O modelo buscava garantir o bônus de inclusão regional de 15% para estudantes que concluíram o Ensino Médio no Acre ou em regiões próximas.
Com a nova resolução, o curso de Medicina passa a adotar vestibular presencial, também com a aplicação do bônus regional de 15%. A data e demais detalhes do processo ainda serão divulgados em edital específico.
Regras para os demais cursos
Os demais cursos bacharelados da Ufac continuarão utilizando a nota do Enem, mas com processos seletivos próprios, nos moldes já aplicados este ano na Medicina, e também com a manutenção do bônus regional.
Já os cursos de licenciatura seguirão exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando as notas do Enem, mas sem a concessão do bônus regional.
Desde o ano passado, a Ufac vem adaptando seus processos seletivos para assegurar o bônus regional, que havia sido ameaçado após mudanças no sistema nacional de ingresso.