“Cabelo no intestino? Sim, é possível”. O cirurgião geral Thalles Chassagnez postou, nas redes sociais, uma cirurgia rara feita no Acre: a retirada de cabelos no intestino de uma menina de apenas 10 anos, que tinha o hábito de ingerir fios por conta de um distúrbio psicológico chamado tricofagia.
Durante o procedimento, os médicos encontraram uma grande massa de fios de cabelo compactados ocupando todo o estômago da menina e invadindo a primeira porção do intestino delgado. “Era como se o estômago tivesse sido moldado por aquela bola de cabelo”, explicou Chassagnez.
A intervenção exigiu uma abertura cirúrgica no estômago para remoção completa do tricobezoar, como é chamado o bolo de fio. Além disso, a equipe médica identificou uma tumoração na segunda porção do intestino delgado, o que tornou necessária a retirada de um segmento intestinal, seguida de uma emenda para preservar a funcionalidade do órgão.
A condição da criança era grave. Segundo o médico, ela apresentava sinais claros de desnutrição calórico-proteica, com peso e estatura muito abaixo do ideal para sua idade. “É uma paciente que estava se arrastando há muito tempo nessa situação. Agora, com a cirurgia, a expectativa é que ela possa melhorar e recuperar sua qualidade de vida”, afirmou.