Durante visita a Rio Branco, nesta sexta-feira, 8, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao seu filho Eduardo Bolsonaro. Em seu discurso, Lula destacou investimentos do governo federal na criação de Institutos Federais no estado, onde antes, segundo ele, “não tinha nenhum”. Agora, já serão sete unidades, com a promessa de mais.
“Não há possibilidade de um país se desenvolver sem formação. O povo trabalhador, homens e mulheres, precisam de educação”, afirmou Lula, ressaltando que é o único presidente que não frequentou uma universidade, mas que valoriza profundamente a educação como instrumento de transformação social. “Eu fico imaginando o que aconteceu… Esse país tem tanto doutor, tanto advogado, tanto médico, tanto empresário. Fui o que mais criou universidades e continuarei fazendo”, enfatiza.
Lula também mencionou o programa Minha Casa, Minha Vida, informando que mais de 9 mil casas foram entregues no estado. Em comparação, ele questionou o desempenho do governo anterior: “Quantas casas foram feitas no governo passado? Cadê o emprego na carteira profissional? Esse país passou quatro anos de mentira, de fake news, de estupidez”.
O presidente não poupou críticas à gestão de Bolsonaro durante a pandemia da COVID-19. “Um presidente que vai carregar metade dos mortos da covid nas costas. É responsabilidade dele, é irresponsabilidade no trato da saúde”.
Ele também atacou Eduardo Bolsonaro, insinuando que sua ida aos Estados Unidos seria uma tentativa de evitar responsabilizações. “Mandou o filho dele para os Estados Unidos para não dar golpe nesse país. Esse moleque vai saber o que vai custar isso, porque vai ter um processo. Esse moleque é traidor”, disparou.
Ver essa foto no Instagram