Dois exemplares da espécie curió (Sporophila angolensis) foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nessa quarta-feira, 13, no km 92 da BR-317, no município de Senador Guiomard, no interior do Acre. As aves eram transportadas em uma motocicleta sem qualquer tipo de autorização legal.
De acordo com a PRF, durante ronda, os agentes avistaram o condutor carregando duas gaiolas. Ao ser abordado, ele não apresentou licença para transporte ou documentação do plantel e confirmou que não possuía autorização. Nenhuma das aves possuía anilha de identificação, e o homem relatou que havia adquirido os animais recentemente.
Os pássaros, conhecidos pelo canto e muito procurados para criação ilegal, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Rio Branco, vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde receberam cuidados, água e abrigo adequados.
A conduta se enquadra no artigo 29, §1º, inciso III, da Lei nº 9.605/98, que trata sobre o transporte de animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização. Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, o condutor da motocicleta assinou termo de compromisso de comparecimento em juízo.