Chamou atenção, no requerimento da Câmara de Rio Branco que pede o afastamento do superintendente da RBTrans Clendes Vilas Boas, a adesão de quase toda a bancada do partido do vice-prefeito Alysson Bestene, o Progressistas.
A legenda tem o maior número de cadeiras no parlamento-mirim, com seis, e apenas Lucilene Vale se opôs ao desligamento cautelar do chefe do órgão, acusado de assédio moral e sexual contra servidores e servidoras.
Em entrevista, ela diz não haver provas contra Clendes, ignorando áudios apresentados pelos denunciantes, que acusam o superintendente de perseguição por não fazerem campanha para o candidato dele à Câmara em 2024, o ex-vereador e ex-líder do prefeito Tião Bocalom (PL), João Marcos Luz.
Por outro lado, assinaram o documento os vereadores Elzinha Mendonça, Aiache, Bruno Moraes, Felipe Tchê e Samir Bestene.
Questionado pela reportagem se houve orientação do comando do partido para a adesão quase completa da bancada do PP ao requerimento, o líder da sigla na Câmara, vereador Aiache, disse que não.
“Nenhuma orientação de cima. O que ocorreu é que, aqui na Casa, o Progressistas sempre conversa em bloco e, dialogando entre nós, achamos que a melhor solução seria pedir o afastamento do Clendes, até para dar clareza nas investigações”.
Aiache afirma que, enquanto líder, chamou toda a bancada do partido para ouvir de cada um qual a melhor forma de lidar com a situação. “Então nós concordamos que uma maneira boa e plausível seria defender o desligamento”, finalizou.
A matéria ainda não foi apreciada em plenário. O presidente da Casa, vereador Joabe Lira, garantiu que não irá engavetar o pedido, que tem o apoio de mais da metade da Câmara, entre eles o do líder do prefeito, Márcio Mustafá (PSDB).
O pedido de afastamento não tem efeito prático, mas, sim, político. Ou seja, é apenas uma recomendação do poder Legislativo ao Executivo. O prefeito Bocalom, no entanto, já adiantou que confia no acusado de assédio e que não irá afastá-lo. Clendes é o terceiro nome forte da atual gestão a ser alvo desse tipo de denúncia.